Uma consultoria de sucessão familiar é fundamental para que esse processo seja realizado de forma segura e capaz de proteger o patrimônio da família, além de auxiliar na continuidade dos negócios.
É preciso entender, sobretudo, que cada negócio familiar tem sua própria dinâmica, exigindo que seja realizada uma abordagem totalmente personalizada.
Todavia, de um modo geral, a consultoria de sucessão familiar deve obedecer as 7 etapas básicas abaixo:
1. Análise da situação atual e definição da estruturação societária
O diagnóstico começa com uma análise completa da situação atual da empresa, considerando aspectos como tamanho do patrimônio, ativos e passivos existentes, a forma jurídica atual e os riscos legais envolvidos.
Essa análise é fundamental para identificar eventuais vulnerabilidades e, assim, definir a melhor estratégia para a sucessão.
Nessa etapa, a consultoria de sucessão familiar também deve buscar conhecer a fundo a história da empresa e quais as metas e objetivos dos sócios envolvidos no negócio.
Com base nisso, será proposto o tipo societário mais adequado — e se pode ser mais vantajosa a constituição de uma holding familiar.
A holding permite proteger o patrimônio pessoal da família, ao mesmo que auxilia na sucessão familiar, pois dessa forma a transferência de quotas da empresa é realizada de forma mais simples e transparente.
2. Planejamento Sucessório Personalizado
A partir do entendimento dos valores e objetivos da família e das informações coletadas na etapa anterior, a consultoria auxilia a família na identificação dos herdeiros e sucessores mais adequados, se necessário.
Para isso, são avaliados aspectos como competências técnicas, habilidades de gestão, liderança e o próprio interesse dos membros da família.
Neste processo, podem ser necessárias uma série de reuniões para definir um plano de sucessão capaz de realizar uma transferência gradual da gestão para os herdeiros.
A consultoria auxilia também a esclarecer quais os papéis de cada membro da família na empresa, antes da elaboração do acordo de sócios.
3. Elaboração de acordos de sócios e contratos específicos
Em seguida, é necessário formalizar as bases que vão garantir uma transição clara, segura e com o mínimo de conflitos.
Para isso, a consultoria de sucessão familiar deve avançar para a elaboração de acordos de sócios, definindo com clareza seus direitos, deveres e responsabilidades.
Neste acordo devem conter ainda as regras para tomadas de decisões, distribuição de lucros e resoluções de conflitos, dentre outras diretrizes para a gestão da empresa.
Dependendo das necessidades apontadas na etapa inicial, podem ser incluídas ainda cláusulas específicas relacionadas ao ingresso de novos membros na sociedade, política de dividendos e outras que ambas as partes julguem necessárias.
4. Gestão de Riscos e Identificação de Oportunidades
É papel também da consultoria de sucessão familiar identificar e mitigar os riscos legais associados a esse processo.
Isso só é possível com uma análise minuciosa das operações da empresa, identificando riscos que possam impactar negativamente o negócio ou ameaçar a continuidade da empresa familiar.
Além disso, são identificadas oportunidades para otimizar a gestão, melhorar processos e evitar possíveis problemas futuros.
Essa análise inclui, por exemplo, questões trabalhistas, tributárias, de proteção de dados, segurança do trabalho, dentre outras.
Para ilustrar essa etapa, vamos considerar como exemplo uma empresa que atue no agronegócio, produzindo e comercializando grãos em grande escala.
Após uma análise detalhada, a consultoria identifica como risco a variação excessiva dos preços das commodities, ao clima e à dependência de um único fornecedor de insumos agrícolas.
Para mitigar esses riscos, é possível recomendar a implementação de políticas de hedge, que permitem proteger a empresa contra a volatilidade dos preços das commodities.
Além disso, pode ser desenvolvido um plano de diversificação de fornecedores, buscando reduzir a dependência de um único parceiro.
Já em relação à conformidade legal, após uma análise tributária detalhada, é comum identificar irregularidades nas obrigações fiscais da empresa, propondo ações corretivas para evitar problemas com o fisco.
Tudo isso só é possível com a atuação conjunta de advogados, contadores e outros profissionais especializados em sucessão empresarial.
5. Planejamento Tributário Eficiente
O planejamento tributário vai muito além de simplesmente sugerir o regime tributário que menos onera a empresa em questão de impostos.
Uma contabilidade especializada em sucessão familiar saberá como sugerir estratégias específicas para aproveitar benefícios fiscais e buscar caminhos na legislação para reduzir significativamente a carga tributária.
Para isso, pode ser vantajosa a criação de uma holding patrimonial visando não apenas a proteção do patrimônio, mas também a eficiência tributária.
A equipe de consultores trabalha também para garantir que a transição do controle da empresa ocorra de forma eficiente do ponto de vista tributário, minimizando o impacto de impostos como o Imposto de Renda e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).
Leia mais: Conheça as vantagens e desvantagens da holding patrimonial
6. Análise de Demonstrativos Contábeis
Essa análise tem como objetivo examinar detalhadamente as informações financeiras da empresa, identificando sua situação patrimonial, capacidade de geração de lucros e saúde financeira.
Dessa forma, é possível tomar decisões mais embasadas no processo de sucessão.
Através dos demonstrativos contábeis, como o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, a consultoria analisa os ativos e passivos da empresa.
É feita uma avaliação minuciosa dos bens e direitos da empresa, assim como de suas obrigações e dívidas, com o objetivo de entender a real situação patrimonial da companhia e seu grau de solvência.
A partir dessas informações, a consultoria também verifica a capacidade da empresa em gerar lucros a partir de suas atividades operacionais.
A análise de demonstrativos contábeis permite ainda identificar indicadores financeiros relevantes, como a margem de lucro, a liquidez corrente, o endividamento e a rentabilidade do patrimônio líquido.
Outro ponto importante é a identificação de problemas financeiros e operacionais capazes de impactar o sucesso da sucessão.
Por exemplo, um alto nível de endividamento pode representar um risco para a continuidade do negócio, assim como uma baixa rentabilidade pode indicar a necessidade de revisão nas estratégias de gestão.
É possível, ainda, realizar projeções financeiras para os próximos anos, considerando as informações sobre o cenário econômico e setorial.
Essas projeções permitem planejar a sucessão familiar de forma mais assertiva, estimando o crescimento do negócio e a evolução do patrimônio ao longo do tempo.
7. Acompanhamento e Suporte
Após a conclusão de todas as etapas, que podem ser tocadas paralelamente, a consultoria de sucessão familiar deve dar um suporte periódico para acompanhar os resultados e sugerir eventuais ajustes.
Além disso, em momentos-chave da sucessão, como a transferência de gestão ou a redistribuição de bens, a consultoria pode atuar com orientações específicas para garantir uma transição tranquila e segura.
Como contratar uma consultoria de sucessão familiar de confiança
Para contratar uma consultoria de sucessão familiar de confiança, deve-se analisar a experiência dessa empresa e quais as especialidades dos profissionais envolvidos neste trabalho estratégico.
Na Mansur, por exemplo, contamos com profissionais experientes em sucessão familiar e de diversas especialidades, como advogados tributaristas, societários e especialistas em Direito de Família, além de uma contabilidade especializada.
Contamos também com profissionais especializados para assessoria e mentoria em estruturação e gestão empresarial e especialistas em holding familiar e patrimonial.
Isso permite uma avaliação 360º do negócio, com a definição das estratégias tributárias e de proteção patrimonial mais adequadas para cada caso.
Quer saber como podemos te ajudar? Solicite aqui o diagnóstico dos nossos especialistas.
Fernando Mansur é empresário contábil, com MBA em gestão empresarial pela FGV e Ohio University
Luciana Donizete é contadora e advogada especialista em Holding Familiar e Patrimonial